Paróquia

Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Betim)

07h

10h
- Missa das Crianças
19h
19h
07h
07h
19h
Todo dia 16 de cada mês - :

06h30 - Missa e benção do escapulário. Adoração após a Missa.

08h - Escuta e Oração

09h - Escuta e Oração

12h - Missa e Unção dos Enfermos. Adoração do Santíssimo.

19h - Missa e benção das famílias

Toda 1ª terça-feira do mês - :

19h - Missa da Esperança

Toda 2ª terça-feira do mês - :

16h - Missa da Sagrada Face

Toda 1ª sexta-feira do mês - :

16h - Missa

Comunidade Santa Mônica

Domingo
08h30

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Domingo
08h30

Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem

Domingo
08h30

Comunidade Santa Edwiges

Domingo
17h30
Quarta-feira
19h15
Você está em:

Nossa Senhora do Carmo

A Igreja Católica celebra de modo especial, no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo – título da Virgem Maria com origem no século XIII. Naquele tempo, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas. Esse grupo, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniu-se ao redor de uma fonte chamada “fonte de Elias”. Iniciaram um modo de viver que, mais tarde, serviria de inspiração para outros grupos em diferentes partes do mundo. Esses eremitas construíram também uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora que, mais tarde, em razão do lugar onde foi edificada, seria chamada de “Nossa Senhora do Carmo” ou “Nossa Senhora do Carmelo”.

Os eremitas, chamados carmelitas, migraram para a Europa, para continuar a própria vida religiosa. O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao “símbolo do escapulário”, que acompanha os religiosos. A presença de Maria, com o nome de Nossa Senhora do Carmo, tornou-se devoção em toda a Europa e, depois, chegou à América Latina. É difícil encontrar uma diocese latino-americana que não tenha, pelo menos, uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Não somente igrejas matrizes ou catedrais dedicadas a Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, mas também vilas, capelas e oratórios.

São João Paulo II, em carta dirigida aos Superiores Gerais do Carmelo da Antiga Observância e do Carmelo Descalço, sublinha que a devoção a Nossa Senhora do Carmo saiu dos âmbitos restritos dos conventos para se tornar propriedade do povo e de toda a Igreja. Essa devoção, enraizada no coração do povo, está sendo resgatada, e os devotos de Nossa Senhora do Carmo aumentam cada vez mais.

Fonte: Cônego Pedro Carlos Cipolini

Oração da Novena Perpétua de Nossa Senhora do Carmo

“Ó Senhora do Carmo, revestida de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa maternal intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de viver piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.”