Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Betim)

- Missa das Crianças
Todo dia 16 de cada mês - :

07h - Missa

08h - Escuta e Oração

11h - Escuta e Oração

12h - Missa

13h - Escuta e Oração

17h - Escuta e Oração

19h - Missa

Toda 1ª sexta-feira do mês - :

07h - Missa

16h - Missa

Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem

Comunidade Santa Edwiges

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Comunidade Santa Mônica

Você está em:

Antes de tornar-se Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Betim, nossa comunidade integrava a Paróquia de Santa Quitéria, de Esmeraldas. Em meados do século XVIII, surgiu o arraial de Capela Nova de Betim. Até 1851, o povoado era assistido pelo vigário da Paróquia Santa Quitéria. Mas a piedade e o fervor do povo, cada vez mais numeroso, motivaram a publicação da lei mineira número 522, que criou a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Capela – Nova Betim. A capela do povoado foi a primeira da região onde hoje está a cidade de Betim.

A construção da Igreja Matriz ocorreu em etapas: de 1856 a 1858 e de 1861 a 1867.  A nova Matriz tinha duas fachadas idênticas às antigas Igrejas de Santa Quitéria e da Capela Nova de Betim. No dia 9 de setembro de 1988, os sinos badalavam para celebrar a chegada da imagem de Nossa Senhora do Carmo, que veio de Madri, na Espanha, trazida pelo padre Luiz Fernando de Oliveira. A imagem foi conduzida pelos fiéis em procissão, em uma bonita celebração.

Em 2003 surgiu a necessidade de fazer uma reforma na parte elétrica e no forro da igreja. Houve então a ideia de cobrir o forro com pinturas artísticas com as passagens da contemplação do Rosário, sob a supervisão do padre Nêmio.

Em 2013, com o pároco padre Willamy Feijó, foi realizado o concurso de projetos arquitetônicos para a nova fachada e outros ambientes. Já em 2017, com o pároco Hélio Parreiras, iniciamos a tão sonhada reforma de nossa Matriz, logo após a festa de nossa padroeira.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo